top of page
  • Instagram
Material Escolar

CLC MILITAR 

Parceria do Projeto Línguas e Cultura da UFMA com o Colégio Militar Tiradentes I


Tel: 98915-5199

O Centro de Línguas e Cultura do Maranhão (CLC) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) criado pela professora Dra. Naiara Sales Araújo. Um dos principais objetivos do projeto é oferecer aulas de inglês e espanhol de maneira acessível e com qualidade para a comunidade. Cursos de idiomas ainda são caros no Brasil e a maioria da população não tem acesso, pensando nisso, o CLC vem oferecendo cursos de idiomas desde 2012 para a polução que não tem condições de pagar os valores dos cursos de idiomas atuais. Muitos alunos que passaram pelo CLC aprenderam o idioma de maneira eficiente e foram aprovados em bolsas de intercâmbio ou similares. 

O projeto recebe frequentemente English Teaching Assistants (ETA) norte-americanos. Esses ETAs são oriundos do programa Fulbright da qual a UFMA participa. Todo semestre eles visitam as escolas parceiras oferecendo mini aulas aos alunos, promovendo a interação com nativos da língua. Esses professores também desenvolvem clubes de conversação e/ou clubes de leitura na UFMA aberto a todos os alunos do CLC. 

A metodologia do curso é a abordagem comunicativa: é um método de ensino de idiomas que coloca ênfase na comunicação efetiva e na interação entre os alunos. Essa abordagem considera a língua como um meio de se comunicar e busca desenvolver as habilidades de fala, audição, leitura e escrita de forma integrada. Ao adotar a abordagem comunicativa no ensino do idioma inglês, o foco principal é capacitar os alunos a usarem o inglês em situações reais de comunicação. Isso envolve a prática de diálogos, discussões, atividades em grupo e simulações que refletem situações cotidianas e profissionais em que o idioma é utilizado. Os aspectos gramaticais e vocabulário são ensinados de forma contextualizada, ou seja, relacionados aos contextos de uso real da língua. Os alunos são encorajados a se expressar oralmente, aprimorar sua pronúncia e compreensão auditiva, utilizando as estruturas e o vocabulário aprendidos nas aulas.

 

Além disso, a abordagem comunicativa valoriza o desenvolvimento das habilidades de negociação de significado, ou seja, a capacidade de compreender e ser compreendido mesmo quando há limitações no domínio da língua. Isso envolve o uso de estratégias de comunicação, como reformulação, gestos e expressões faciais, para transmitir a mensagem desejada. A abordagem comunicativa também enfatiza a importância da interação em sala de aula. Os alunos são encorajados a colaborar, participar de atividades em pares ou em grupos, realizar tarefas comunicativas e discutir temas relevantes. Dessa forma, eles desenvolvem confiança na utilização do inglês em situações reais e se tornam mais fluentes e eficazes na comunicação. Em resumo, a abordagem comunicativa busca desenvolver a capacidade dos alunos de se comunicarem de forma autêntica e efetiva em inglês, preparando-os para enfrentar situações reais de uso da língua dentro e fora da sala de aula. 

As aulas são ministradas por acadêmicos do curso de Letras da UFMA. Durante o curso, preza-se o comprometimento do aluno ao aprendizado. As aulas são oferecidas sempre aos sábados pela manhã, das 8h ás 11h ou das 8h às 11h30.

O projeto e suas parcerias cobram taxas de manutenção do curso e compra de material. O material é elaborando pelo próprio CLC com mais uma estratégia de diminuir os custos para os alunos. O curso de INGLÊS tem duração de 4 anos divididos em 8 módulos (níveis) e o curso de ESPANHOL dura 3 anos divididos em 6 módulos (níveis):

INGLÊS:

Ano 1 – BI e BII

Ano 2 – BIII e BIV

Ano 3 – Intermediário I e II

Ano 4 – Avançado I e II

ESPANHOL:

 

Ano 1 (básico) – BI e BII

Ano 2 (intermediário) – inter I e II

Ano 3 (Avançado) - Av I e II

bottom of page